Notícias
- Homens também podem precisar de reposição hormonal.
- Importância do Alho
- Exercício físico ajuda a diminuir pressão arterial, diz estudo
- Importância do filtro solar no inverno
- Tecnoestresse causa ansiedade e depressão em jovens
- Alergias afetam até 30% da população.
- Probiótico reduz diarreia causada por uso de antibióticos
- Suplementação de zinco pode encurtar a duração de resfriados
- Complexo B
- Curry pode ajudar no tratamento do câncer de intestino
- Baixo nível de testosterona aumenta diabetes em homens.
- Pesquisa identifica concentração mínima de vitamina D no sangue capaz de proteger a saúde de idosos
- Hormônio do Crescimento é aliado na prevenção dos sintomas do envelhecimento
- Frutas vermelhas retardam processo de declínio cognitivo em até 2,5 anos
- A importância do selênio para a saúde
- Conheça as sementes que ajudam a controlar a hipertensão.
- Dermatologia na terceira idade - beleza e saúde na maturidade!
- Antioxidantes X Radicais Livres
- Vitamina C ajuda a reduzir pressão arterial, aponta estudo
- Sono irregular aumenta risco de obesidade e diabetes
- Saiba quais são as gorduras do bem
- Efeitos do Caviar na Estética
- Chá branco e seus benefícios
- O que é modulação hormonal bioidêntica?
- Óleo de cártamo
- Pessoas que comem chocolate regularmente são mais magras
- A pimenta que não arde e emagrece
- Níveis altos de açúcar no sangue podem acelerar envelhecimento
- Linhaça - Um dos melhores alimentos funcionais
- Semente de Sucupira
- Estudo indica que a felicidade aumenta depois dos 45 anos
- Produtos de beleza com chá verde
- Romã previne doenças do coração, alivia o estresse e melhora a vida sexual, diz estudo
- Frutas cítricas diminuem o risco de AVC em mulheres
- Pesquisa mostra relação entre consumo de vitamina E e osteoporose
- Alimentos Importantes para a Saúde da Mulher
- Semente de girassol é aliado na redução dos danos da menopausa
- Glutamina: Saiba mais sobre o aminoácido que você mais tem no corpo!
- Dieta do chá!! Verde ou Vermelho??
- Vitaminas podem ajudar a reduzir enxaqueca, sugere estudo
- Hormônio do amor usado para atacar sintomas de depressão
- Alimentos poderosos contra a celulite
- Consumo de Ômega3 reduz pólipos do cólon em mulheres
- Whey Protein, um alimento funcional que pode mudar a sua vida.
- Consumo de açúcar deve ser controlado assim como álcool e tabaco
- BCAA e como ele funciona
- O que é e como funciona a Carnitina?
- Um novo Secretagogo: Secretomax
- Dieta equilibrada pode beneficiar crianças hiperativas, diz estudo
- Alimentos que protegem a pele dos danos do sol
- Dormir mal faz com que o cérebro sinta fome
- Vinho tinto pode diminuir risco de câncer de mama, dizem pesquisas
- Estudo confirma que remédio para diabetes leva à perda de peso
- Por um ano menos salgado e mais saudável
- O que motiva as pessoas na hora de escolher os alimentos?
- Absorção dos suplementos sublinguais
- Alimentos têm influência na capacidade mental de idosos
- Filtro Solar FPS 50 PPD 20 Á prova dágua MBC Free
- Filtro solar FPS 30 PPD10 (MBC Free)
- Filtro Solar FPS 30 PPD 10- Efeito Matte (MBC Free)
- Diabetes pode cegar mais de 10% da população mundial
- A importância do colágeno
- Os benefícios da geléia real
- Comer peixe toda semana ajuda a evitar o Alzheimer
- Conheça alimentos que ajudam quando exagerar na alimentação
- Conheça os benefícios da água termal
- Chocolate como alimento funcional
- Farinha de banana verde
- 11 alimentos benéficos para o coração
- Confira 5 formas de lidar com picadas de mosquitos
- Oleo de Coco Novo produto focado na saúde e bem estar, fácil de carregar, fácil de utilizar.
- Os benefícios do amaranto
- Quinoa, um alimento rico, saudável e gostoso
- Proteína animal e vegetal no treinamento de musculação
- Produtos da Adatina com desconto!!
- Crianças enfrentam doenças relacionadas à obesidade cada vez mais cedo
- Bons alimentos para sua dieta
- Semente de chia ajuda a emagrecer e é rica em cálcio, potássio e magnésio
- Vitamina D diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2
- Anvisa mantém venda, mas restringe uso de emagrecedor polêmico
- 8 alimentos para modelar o corpo
- Alimentos para aumentar a vitalidade
- Estudo comprova: rir é mesmo o melhor remédio contra dor
- Estudo comprova: rir é mesmo o melhor remédio contra dor
- Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo mundo
- Chá branco combate câncer, colesterol e emagrece
- Refeições em família ajudam crianças a experimentarem novos tipos de comida
- Marketing Positivo reduz consumo de álcool entre jovens nos EUA
- Suplementação de ômega-3 aumenta a eficácia de quimioterapia
- Consumo de chocolate reduz doenças cardíacas em 30%, diz estudo
- Confira 5 formas de lidar com picadas de mosquitos
- OCITOCINA - A verdadeira droga do amor.
- Vitamina C ajuda a reduzir pressão arterial, aponta estudo
- Conheça as sementes que ajudam a controlar a hipertensão.
Por um ano menos salgado e mais saudável
A REVISTA LANGET Neurology publicou uma revisão, em sua primeira edição deste ano, dos avanços médicos para evitar o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. O estudo feito pelo doutor Graeme Hankey, da Austrália, avaliou185 pesquisas sobre DIETA e AVC e tirou suas próprias conclusões. Toda a evolução da civilização nas últimas décadas, facilitando a nossa vida, reduzindo nosso esforço físico e aumentando excessivamente a oferta de ALIMENTOS, aumentou vertiginosamente a incidência de doenças, sobretudo de alguns tipos de cânceres, DIABETES e doenças vasculares.
O AVC encaixa-se no último grupo, pois é a interrupção do fluxo sanguíneo para alguma área do cérebro, o chamado AVC isquêmico, ou o extravasamento de sangue no cérebro, conhecido como AVC hemorrágico. Trata-se da quarta maior causa de morte e a principal de sequelas no mundo.
A notícia alarmante é que enquanto a incidência de AVC nos países desenvolvidos nos últimos 40 anos se reduziu pela metade, principalmente pela mudança de hábitos e controle dos fatores de risco como HIPERTENSÃO, hipercolesterolêmica e tabagismo, nos países com baixa renda per capita, como o Brasil, a incidência de AVC dobrou no mesmo período. As taxas são diretamente proporcionais aos índices de OBESIDADE, DIABETES, tudo isso proveniente do consumo exagerado de calorias e sal que a urbanização do mundo provocou.
A principal causa do AVC é a ATEROSCLEROSE que é o acúmulo de gordura nas artérias, associada aos fatores que aumentam o risco: a HIPERTENSÃO arterial, o sedentarismo, o DIABETES, o tabagismo e a OBESIDADE. Se mudássemos nossos hábitos, rejeitando algumas das benesses da Revolução Industrial, viveríamos muito mais e melhor.
Uma das mudanças cruciais seria comer menos sal. Um estudo publicado na revista New England Journal, em 2010, mostrou que se reduzíssemos a ingesta de sal para no máximo 3 gramas ao dia, conseguiríamos uma redução de até 35 mil AVCs por ano no Brasil, além de evitarmos 45 mil mortes por doenças cardiovasculares. Pouparia aos cofres públicos alguns bilhões de reais todo ano.
Muito pouca comida faz mal, filhos de mães mal nutridas durante a gravidez e crianças subnutridas têm alto risco de sofrer AVC quando chegarem à idade adulta, mas o excesso também é perigoso. A energia acumulada transforma-se em glicose e gordura que circulam no sangue e se acumulam nos vasos, aumentando o risco de rompê-los ou obstruí-los. No mundo de hoje, perto de 2 bilhões de pessoas estão na faixa de desnutridos e outro l,5 bilhão está acima do peso. Ambas as situações, por diferentes motivos, são fatores de risco.
Com essa revisão aprendemos que as vitaminas A e B, o cálcio e as substâncias antioxidantes não nos protegem do AVC. Alguns estudos ainda estão em progresso para validarem o papel protetor da vitamina E, do Ômega-3 e da vitamina D. Uma DIETA com 5 gramas de sal aumenta o risco de AVC em 23% e uma DIETA com pelo menos l grama de potássio diária, reduz o risco de AVC em11%.
A gordura é a vilã para doenças coronarianas, mas não existem estudos que confirmem o mesmo papel com as artérias cerebrais. Mas ao menos sugerem que as GORDURAS TRANS e saturadas são perigosas, enquanto as poli-insaturadas e Ômega 3 podem ajudar. ALIMENTOS ricos em açúcar livre, isto é, refrigerantes e doces, aumentam o risco de AVC. Peixes, se consumidos diariamente, reduzem o risco em 6%.
Proteínas magras e frutas também reduzem o risco de AVC.
Grãos integrais, se consumidos em alta quantidade, diminuem o risco em 20%. Leite desnatado e até três xícaras de café ou de chá ao dia podem diminuir o risco em 17%, o consumo diário de chocolate igualmente nos protege contra o AVC.
O tipo de DIETA interfere pouco.
A DIETA do Mediterrâneo é a única que comprovadamente nos protege contra o AVC. A DIETA vegetariana, a DIETA sem produto animal algum e a japonesa não reduzem o risco de AVC, em geral, pois parecem diminuir o AVC isquêmico, mas aumentam o AVC hemorrágico. Enfim, o fundamental é reduzir drasticamente as calorias que consumimos, cozinhar sem sal e depois colocar uma pitada no prato, tirar o açúcar livre e a gordura animal e usar o padrão de DIETA do Mediterrâneo que é rico em verduras, legumes, frutas e grãos integrais e usa a proteína do peixe.
Apenas repor vitaminas que faltam, principalmente o folato e a vitamina D, comer ALIMENTOS ricos em potássio e beber vinho tinto com muita moderação, três taças na semana. O resto é perfumaria.
Fonte: Carta Capita
Rua da Penha, 1531
18010-004 | Centro
Sorocaba | SP
Contato
Telefone: 15 3229-8787
farmapotheka@farmapotheka.com.br
Horário de funcionamento
Segunda à sexta: das 8 às 19h
Sábados: das 8 às 13h