Farmacêutica desenvolve solução antisséptica como alternativa para o álcool em gel para combate ao coronavírus

Como evitar a proliferação do novo coronavírus todos já sabem: lavar as mãos com água e sabão, esterilizar superfícies, usar máscaras, e um dos produtos mais usados nesse combate tem sido o álcool em gel 70%. Entretanto, a alta demanda pelo produto resultou em sua escassez nas prateleiras e/ou elevou seu preço. Pensando nisso e nas famílias que não podem adquirir o álcool em gel, a farmacêutica Karina Soeiro, fundadora da Apotheka Farmácia de Manipulação e especialista em manipulação de dermocosméticos, desenvolveu uma solução antisséptica à base de Peróxido de Hidrogênio, a famosa água oxigenada, como alternativa no combate da Covid-19.

Karina desenvolveu a solução com base em um artigo científico publicado nesse ano, em que pesquisadores procuraram entender quais as substâncias são capazes de inativar o Coronavírus, que pode permanecer por até nove dias vivo em superfícies. No estudo foi observado que se utilizarmos não só o álcool em gel 70%, mas também o peróxido de hidrogênio e o cloro, podemos inativar o coronavírus, ou seja, a solução possui a mesma ação antimicrobiana que pode matar bactérias e vírus presentes em ambientes. “O novo coronavírus não é um vírus que morre fácil e se tornou muito resistente, o que é preocupante. Por isso, na falta do álcool em gel, observamos por esse artigo que uma boa alternativa é usar uma solução diluída de água oxigenada para esterilizar ambientes”, explica Karina.

De acordo com a farmacêutica, a solução pode ser diluída em casa, seguindo a recomendação de utilizar cinco partes de água para uma parte de água oxigenada 10 volumes. “O frasquinho que encontramos na farmácia tem 100ml, a base é utilizar essa quantidade para 250 ml de água filtrada, assim você obtém a solução antisséptica com Peróxido de Hidrogênio 1%. Coloque o líquido em um borrifador para limpar superfícies de sua casa ou higienizar as mãos’’, orienta a farmacêutica.

Para ajudar a comunidade a combater o coronavírus, Karina Soeiro está produzindo a solução com Peróxido de Hidrogênio em sua farmácia, que fica em Sorocaba, e doando diariamente mais de 40 litros da solução. Para evitar aglomerações e retirar o produto antisséptico é preciso preencher um formulário online e agendar um horário. “Mediante ao que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, eu me senti inspirada pelo meu bisavô, Aníbal Ferreira Prestes, o primeiro farmacêutico de Sorocaba, que durante a gripe espanhola teve uma grande contribuição para ajudar a sociedade. Com isso, pesquisei formas de colaborar no combate a covid-19” conta Karina.

Para retirar a solução antisséptica com Peróxido de Hidrogênio 1% preencha o formulário pelo link disponível no Instagram da Apotheka.

Clique e faça
um orçamento